segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Excreção:


EXCREÇÃO:
A excreção é basicamente o processo pelo qual são eliminadas substâncias que fazem mal ao nosso organismo. Um exemplo disso é a amônia, produzida pela composição de aminoácidos. Substância extremamente tóxica, porém por meio de uma combinação com gás carbono feita no fígado, nosso organismo pode torná-la menos tóxica, produzindo apartir disso a uréia. Ela entra na corrente sanguínea, para então ser excretada. Uma pequena parte da uréia produzida é eliminada pelo suor, sendo a maior parte eliminada pelo sistema urinário.
Os rins são responsáveis pela filtração de sangue, ele chega até os rins pela artéria renal, e retorna ao corpo através da veia renal.
Para que se realize a limpeza do sangue, nos rins, há cerca de um milhão de pequenas estruturas chamadas néfrons, pequenas unidades formadoras dos rins.
A urina produzida nos néfrons segue pelos ureteres até chegar à bexiga urinária. A uretra é o canal por onde a urina é eliminada.

Suor:
O suor é responsável pela eliminação de uma pequena parcela da ureia de nosso corpo, sais e outras substâncias indesejadas. Tendo importante função de manter a temperatura do corpo. Quando suamos, a água de nosso suor passa do estado liquido para vapor. Retirando calor do corpo, refrigerando-o e mantendo a temperatura constante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário