terça-feira, 6 de setembro de 2011

Digestão: transformação dos alimentos

Digestão: transformação dos alimentos !

A digestão é o cojunto de transformações dos componentes dos alimentos, tornando-os, assim, assimiláveis pelas células.
Existem dois tipos de digestão: a digestão mecânica e a digestão química. A digestão mecânica é realizada por dentes, língua e pelos movimentos musculares dos órgãos do sistema digestório. E a digestão química ocorre pela ação das enzimas.
A digestão inicia-se pela boca. Nesta etapa, os alimentos sofrem a trituração pela ação dos dentes e da língua, entrando em ação a saliva, que ajuda a formar o bolo alimentar.
Da boca, o bolo alimentar segue para a faringe, um canal comum ao sistema digestório e respiratório.
Então, você deve ter percebido que a comida e o ar passam pelo mesmo canal, não é? Porém, nessa região há um mecanismo, o epiglote, que funciona como uma válvula e no momento que acontece a deglutinação, ele fecha a entrada da laringe (por onde segue o ar), impedindo a passagem do alimento para o sistema respiratório.
O bolo alimentar passa então para o esôfago, onde contrações o impulcionam até o estômago. Esses movimentos involuntários são comuns ao sistema digestório e se chamam peristaltismo.
No estômago, ocorre a liberação do suco gástrico. Nessa solução aquosa do estômago, existe uma grande quanidade de ácido clorídrico e enzimas que atuam a digestão de proteínas.
quando o suco gástrico, por alguma razão, retorna pela mucosa do esôfago, diz-se que está ocorrendo o refluxo, cujo principal sintoma é uma sensação de queimação chamada azia.
Depois de cerca de duas horas, o alimento está bem pastoso e pode seguir para o intestino delgado. Nessa fase o bolo alimentar passa a ser chamado de quimo.
É no intestino delgado que a fase de transformação e absorção dos nutrientes termina, sendo a etapa mais complexa da digestão. Esse órgão apresenta-se como um tubo (chega a cerca de 6 metrosde comprimento). A maior parte da digestão ocorre na primeira porção do intestino delgado, o duodeno (tem cerca de 30 cm de comprimento). O intestino ainda conta com dus outras partes: o jejuno (4,5 metros) e o íleo (1,5 metros ).
O duodeno recebe a bile, a qual não é uma enzima mas um conjunto de sais que atuam sobre as gorduras, dissolvendo-as. A bile é produzida no fígado e fica armazenada na vesícula biliar , caracterizando-se pela cor esverdeada. O pâncreas também colabora com a digestão, produzindo o suco pancreático.





Nenhum comentário:

Postar um comentário