segunda-feira, 4 de abril de 2011

Sexualidade: equilíbrio e saúde


Sexualidade: equilíbrio e saúde


Embrião: 1ª à 8ª semana.

Feto: 8ª semana aé o nascimento.

Bebê: Depois que nasce.

Infância: Até 10 anos.

Puberdade: Até 17 anos.
Adulta: Até mais ou menos 50, 60 anos.

Idosa: Até sua morte.


SISTEMA GENITAL MASCULINO







Na puberdade, entra em ação o hormônio masculino chamado testosterona, que define muitas caractérísticas físicas e estimula a produção de espermatozoides.

O saco escrotal ou escroto é a estrutura que abria internamente os testículos, dois orgãos onde são fabricados hormônios sexuais (testosterona) e espermatozoides. Sobre os testículos, encontramos o epidídimo, pequenos tubos retorcidos onde os espermatozoides amadurecem e se tornam capazes de movimentação. Os canais deferentes permitem que os espermatozoides produzidos nos testículos cheguem à uretra, canal pelo qual são liberados ao exterior.

Nesse percurso, os espermatozóides misturados com as secreções produzidas pela próstata e pela vesícula seminal. Tais secreções juntamente com os espermatozóides formam o sêmen ou esperma.
O pênis é um órgão que tem duas funções: a reprodutora e a urinária. No seu interior, há um canal, uretra que conduz os espermatozóides e a urina pra fora do corpo. No pênis, encontram-se dois tipos de tecidos, que formam o corpo esponjoso e cavernoso. Esses tecidos se enchem de sangue, quando há excitação. É esse fator que leva à ereção do pênis, permitindo sua entrada na vagina da mulher. Se houver aumento da excitação, pode ocorrer a liberação do sêmen. Esse processo é chamado de ejaculação. Externamente, é possível observar que o corpo esponjoso do pênis se expande e forma a glande, uma região de grande sensibilidade. Por sua vez, a glande é protegida por uma camada de pele chamada prepúcio. Na higiene diária do pênis, é muito importante que se tenha o hábito de puxar bem o prepúcio e expor a glande, pra se evitar o acumulo de resíduos.


SISTEMA GENITAL FEMININO


O pudendo feminino ou vulva corresponde ao conjunto de órgãos genitais externos, onde se encontram dois orifícios: a uretra, por onde sai à urina; e a vagina, por onde passa o sangue da menstruação e o bebe. É nesse canal, a vagina, de aproximadamente 10 cm de comprimento, que entra o pênis do homem durante o ato sexual.
Próxima a junção dos lábios menores da vagina, encontra-se o clitóris, região de alta sensibilidade e que, à semelhança do pênis encha-se de sangue quando há excitação sexual. Normalmente, o orifício da vagina é protegido por uma pequena membrana chamada hímen. É comum que o hímen se rompa na primeira relação sexual.
O útero tem a forma de uma pêra com a parte menor virada para baixo, a qual se liga com a vagina. É no útero que o feto se desenvolve durante a gravidez. A partir de certa idade, praticamente todos os meses, esse órgão “se prepara” para abrigar uma nova vida. Se não ocorrer a gravidez há eliminação da camada do útero, processo denominado menstruação.





CICLO MESTRUAL:
TPM: Tensão Pré Menstrual, marca uma das fases do ciclo. A TPM marca uma das muitas modificações pelas quais as mulheres passam todos os meses durante o ciclo menstrual.
O ciclo dura, em média, 28 dias e é coordenado pela ação de dois hormônios produzidos hipófise (o FSH – Hormônio Folículo – Estimulante, e o LH – Hormônio Luteinizante) e dois hormônios produzidos pelos ovários( estrogênio e progesterona).
Durante o período menstrual a higiene pessoal é ainda mais importante. Nesse caso, além do banho diário, recomenda-se o uso de absorventes, o qual deve ser trocado, em média, a cada 3 horas (dependendo da quantidade do fluxo).
Mesmo durante o sangramento, o corpo já se prepara para uma possível gravidez. Assim tem início a produção do FSH e LH, que, agindo no ovário, estimularão o amadurecimento de pequenas formações chamadas folículos ovarianos. Um desses folículos amadurecerá e liberará o óvulo maduro, que ficará disponível para ser fecundado.
A ovulação ocorre por volta do 14º dia de um ciclo normal de 28 dias e marca o intervalo de tempo em que o óvulo está disponível para se fecundar. È nesse período que a mulher tem maior chance de engravidar, por isso o período da ovulação é também conhecido como período fértil. Com o amadurecimento do óvulo o endométrio (camada que reveste o útero) se regenera, ficando espesso e cheio de sangue. Assim, ficará preparado para receber o embrião.




Nenhum comentário:

Postar um comentário