sábado, 2 de abril de 2011

Células

Células

  A célula representa a menor porção de matéria viva. São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. A nível estrutural podem ser comparadas aos tijolos de uma casa, a nível funcional podem ser comparadas aos aparelhos e eletrodomésticos que tornam uma casa habitável. Cada tijolo ou aparelho seria como uma célula. Alguns organismos, tais como as bactérias, são unicelulares (consistem em uma única célula). Outros organismos, tais como os seres humanos, são pluricelulares.
  O corpo humano é constituído por 10 trilhões de células mais 90 trilhões de células de microrganismos que vivem em simbiose com o nosso organismo; um tamanho de célula típico é o de 10 um; uma massa típica da célula é 1 nano grama.
Em 1837, antes de a teoria final da célula estar desenvolvida, um cientista tcheco de nome Jan Evangelista Purkyňe observou "pequenos grãos" ao olhar um tecido vegetal através de um microscópio.
  A teoria da célula, desenvolvida primeiramente em 1838 por Matthias Jakob Schleiden  e por Theodor Schwann, indica que todos os organismos são compostos de uma ou mais células. Todas as células vêm de células preexistentes. As funções vitais de um organismo ocorrem dentro das células, e todas elas contêm informação genética necessária para funções de regulamento da célula, e para transmitir a informação para a geração seguinte de células.
  A palavra "célula" vem do latim: cellula (quarto pequeno). O nome descrito para a menor estrutura viva foi escolhido por Robert Hooke. Em um livro que publicou em 1665, ele comparou as células da cortiça com os pequenos quartos onde os monges viviam. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9lula
PARTES PRINCIPAIS DA CÉLULA
* MEMBRANA PLASMÁTICA;
* CITOPLASMA;
* NÚCLEO.


A Membrana Plasmática permite a separação entre o meio interno e externo da célula, controlando as substância que entram e saem.


O Citoplasma tem como aparência um aspecto gelatinoso onde é encontardo pequenas estruturas denominadas organelas.


O Núcleo é o centro de comando eu abriga o DNA (controla as funçôes celulares e responde pela transmição de características hereditárias), o DNA é formado por cromossomos – os quais carregam inúmeros genes.


      OUTRAS PARTE DA CELULA


*MITOCONDRIA
*LISOSSOMO
*RIBOSSOMO
*COMPLEXO DE GOLGI
*RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO


Na mitocondria, a célula usa os nutrientes vindos dos alimentos e o oxigênio da respiração, transformando-o em energia para o corpo. Nela há uma quantidade pequena de material genético.


O lisossomo é responsável pela digestão intra-celular.


Já o complexo de golgi é responsável pela digestão extra-celular.


O ribossomo produz proteínas, que por sinal são importantes componentes estruturais do nosso corpo.


E para finalizar o retículo endoplasmático. Uma de suas funções prncipais é realizar o transportede substâncias na célula.




* Um conjunto de células forma um tecido.
Tecido epitelial: tem como principal função o revestimento e a proteção de diversas partes do corpo. Na pele, existem várias camadas de tecido epitelial. Também encontramos esse tipo de tecido na mucosa do nariz, na boca, no estômago e nos intestinos. Nesse tipo de tecido, as células, normalmente, encontram - se bem próximas umas das outras.
Tecido nervoso: esse tipo de tecido transmite as informações entre órgãos. Por essa razão, suas células, denominadas neurônios, são normalmente ramificadas.
Tecido conjuntivo: esse tecido é responsável pela união, proteção e sustentação de diversos órgãos do corpo. As células desse tipo de tecido normalmente ficam separadas por um material chamado de matriz. Existe uma grande variedade de tipos de célula que formam diferentes tecidos conjuntivos, como tecido adiposo (que armazena gordura), cartilaginoso, sanguíneo e ósseo.
Tecido muscular: as células alongadas desse tecido têm a incrível capacidade de contração e relaxamento, o que possibilita o movimento.
*Um conjunto de diferentes tecidos constitui os órgãos. Quando os órgãos se interligam para desempenharem juntos uma função, formam um sistema. Temos diversos sistemas em nosso organismo, o respiratório, o genital e o nervoso. Finalmente, o conjunto de todos os sistemas forma o organismo

6 comentários:

  1. Mt obrigada ajudou bastante,sera que vcs poderiam colocar uns exercicios?Valeu pela ajuda!

    ResponderExcluir
  2. estudei bem pra prova valew comtinuin assim ajudando os outros

    ResponderExcluir
  3. Olá aos administradores deste incrível blog. Estou começando a pegar firme na Biologia de uns tempos para cá. Estou na primeira série do Ensino Médio e pra confessar.... Biologia nunca foi o meu forte. Rsrs... Mas quem sabe um dia não seja?.... Então, fiquei muito feliz com toda a explicação desta matéria e achei muito objetiva e inteligente. Agradeço a vocês pelo carinho de estar postando essas matérias a nós, estudantes. De qualquer forma, isso é um carinho de vocês passado para gente. Vocês estão de parabéns. Mais uma vez, obrigado! Ah! Sem nenhuma desvalorização, eu gostaria de dizer a vocês, que se pudessem, dessem uma editada no blog. Há alguns erros de Português e escrita em algumas palavras e frases. Com certeza pela rápida escrita, sendo assim, normal! Um grande abraço,
    David. ;)

    ResponderExcluir
  4. valeu estava aqui estudando para as provas :)
    Mas em compensação tem alguns erros ortográficos!!!

    ResponderExcluir
  5. Mto bom ajudou bastante pena q não tem exercicios

    ResponderExcluir