segunda-feira, 4 de abril de 2011

Importância dos alimentos


Importância dos alimentos

  • ALIMENTOS ENERGÉTICOS
A energia dos alimentos é medida em calorias, mas a medição encontrada na maioria das dietas e embalagens é a quilocaloria (kcal), que equivale a mil calorias. Existem dois grupos principais de nutrientes que são classificados como energéticos: carboidratos e lípidos.

CARBOIDRATOS:

Os alimentos ricos em carboidratos são a principal fonte de energia para as funções motoras do corpo humano. O nosso sistema digestivo transforma os carboidratos em energia para as células e músculos, por isso não há ninguém que consiga sobreviver sem ingerir uma quantidade mínima carboidratos nas suas dietas.


LIPÍDIOS:

São substâncias caracterizadas pela baixa solubilidade em água e outros solvente polares e alta solubilidade em solventes apolares. São vulgarmente conhecidos como gorduras e suas propriedades físicas estão relacionadas com a natureza hidrófoba das suas estruturas, sendo todos sintetizados a partir da acetil-CoA.
Na verdade, todas a relevância do metabolismo lipídico advém desta característica hidrófoba das moléculas, que não é uma desvantagem biológica (mesmo o corpo possuindo cerca de 60% de água). Justamente por serem insolúveis, os Lipídios são fundamentais para estabelecer uma interface entre o meio intracelular e o extracelular, francamente hidrófilos.
Todos os seres vivos possuem a capacidade de sintetizar os Lipídios, existindo, entretanto, alguns Lipídios que são sintetizados unicamente pelos vegetais, como é o caso das vitaminas lipossolúveis e dos Ácidos Graxos essenciais.






  • ALIMENTOS CONSTRUTORES
As proteínas são o principal material que forma os músculos, o sangue, a pele e os órgãos internos. Ossos e dentes originam - se como substâncias proteicas. As proteína ainda estão presentes no reparo dos tecidos do corpo, para formar hormônios, anticorpos, vitaminas e outras substâncias proteicas.As proteinas ainda estão presentes no reparo dos tecidos do corpo, para formar hormônios, anticorpos, vitaminas e outras substâncias essenciais.
As proteínas são formadas por unidades chamadas aminoácidos. A imensa variedade de proteínas conhecidas é formada a partir de 20 aminoácitos. Desses, aproximadamente nove precisam vir de alieentação, pois o corpo humano consegue produzir o restante. Esses aminoácitos que devem vir por meio da alimentção são chamados essenciais.
Uma proteína incompleta é aquela que não tem um ou mais aminoácitos essenciais ou que possui em grande desequilibrio. A combinação de arroz e feijão fornece todos os aminoácitos essenciais. A alimentação saudável deve se iniciar na infância.



  • ALIMENTOS REGULADORES
As vitaminas e os sais minerais são essenciais a uma dieta balanceada. Como precisamos deles em pequenas quantidades, fazem parte dos micronutrientes. A falta de vitaminas e sais minerais pode levar a pessoa a ter problemas de saúde.

VITAMINAS

A maioria das vitaminas não pode ser fabricada pelo corpo. A vitamina D é uma exceção, pois ela pode ser produzida na pele com exposição à luz solar de forma moderada.
As vitaminas podem ser divididas em dois grupos: as solúveis em agua (hidrossolúveis) e as solúveis em gordura (lipossolúveis).




SAIS MINERAIS
Os sais minerais são elementos químicos únicos que estão envolvidos em vários processos do organismo. Assim como as vitaminas, eles atuam como importantes reguladores. Se você tem uma dieta variada, deverá obter todos os sais minerais de que precisa.




FIBRAS

As fibras são compostas, principalmente, de celulose, um carboidrato produzido pelas plantas. São comuns em frutaas, cereais integrais e hortaliças. O nosso sistema digestório não consegue digerir as fibras, por isso acaba trabalhando mais, acelerando a digestão e colaborando com o amolecimento das fezes.
Uma dieta rica em fibras pode reduzir as chancs de muitas doenças e, até mesmo, promover perda de peso por evitar a absorção de nutrietes desnecessários. Contudo, fibras em excesso podem caudar disrtúrbios digestivos e provocar desidratação por exigirem muita água do corpo para a produção do bolo fecal.




DIETA SAUDÁVEL

Alguns hábitos alimentares saudáveis incluem atitudes como estas:
  • Na hora de preparar o seu prato, você deve optar por alimentos variados. A regra geral é: quantos mais coloridos forem seus alimentos no prato, melhor.
  • A maior variedade deles contribui com diferentes substâncias de nutrientes.
  • Atenção para as porções: você deve colocar no prato somente as porções necessárias.
  • Coma devagar, mastigando bem. Desse modo, você precisa comer menos para que seu corpo se sinta satisfeito.
  • Abuse sempre das frutas e verduras.
  • Evite refrigerantes em geral e procure consumir apenas sucos naturais.
  • Prefira alimentos preparados em casa ou frescos a alimentos processados ( industrializados).
  • Não fique muito tempo sem comer .Prefira pequenos lanches com frutas ou  um pedaço de bolo, por exemplo.
  • Fique atento aos rótulos, porque eles possuem informações importantes para uma dieta balanceada e saudável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário